28 de nov. de 2007

O Guru responde !!!!

Como hoje é quarta-feira, hoje é dia de respostas do Guru. Ele pensou que ia passar a semana em branco, pelo fato de ter aparecido por aqui ontem, mas como aqui no TJ as coisas são bem agitadas, ele já tem duas perguntas para responder.
As perguntas foram enviadas pelo Fernando Henrique Alves do blog parceiro Orkut de Bêbado :
1ª_ Por que "tudo junto" se escreve separado e "separado" se escreve tudo junto:
R.= Caro Fernando, essa é uma questão histórica e etimológica. "Tudo junto" é uma mistura (óbvio) de grego e troiano. Como sei grego mas não sei troiano nada mais posso informar sobre isso. "Separado" tem origem no nome de um príncipe macedônio da Idade Média, Sepius Ráduc, que teve o órgão genital cortado pelo rei da Pérsia. O infeliz nobre faleceu de desgosto e seu membro percorreu toda a Europa em uma urna de vidro. As damas, ao verem o indigitado órgão, gritavam: "Sepo Arado"! Seus maridos achavam que elas se referiam ao desligamento do membro com o resto do corpo. Daí a confusão de significado que persiste até hoje.
E falando em etmologia:
Latim: separare = Português: separar SEPARADO particípio passado masculino singular de SEPARAR Latim: junctu = Português: junto
Nossas palavras provém do latim. Tudo junto são duas palavras distintas e com significados diferentes. Separado é apenas uma palavra com significado único.
Separar quer dizer: desligar; desunir; afastar; interromper; pôr de lado; dividir; distinguir; discernir; estremar; permitir ou decretar a quebra da vida conjugal entre; Junto quer dizer: unido; ligado; contíguo; próximo.
2ª_ Por que o nome do blog é "Tudo Junto e Separado"?
R.= Acho que pela resposta acima deu pra ter uma noção do que é o blog né? Um pouco de tudo que estava separado por aí, na web ou em nosso cotidiano junto em um só lugar.
Obrigado pelas perguntas Fernando, e podem continuar mandando as suas dúvidas para o nosso Guru que ele às sanará. Toda quarta, aqui no TJ.
Assine o nosso Feed:

2 comentários:

Anônimo disse...

valeu parceiro por divulgar essas dúvidas que me assolavam há anos! a partir de hoje com certeza minha vida será mais alegre e tranquila! heheheh
abraços!

Rodrigo Rocha disse...

Boa parceiro. Mandou bem nas resposta, alias, melhor que seria impossível.

Parabéns e continue com essa ótima idéia.

Abraços.